terça-feira, 30 de junho de 2015

5 dicas que um engenheiro deve seguir para se destacar no mercado

A Engenharia é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, região ou cidade. Sem ela, as áreas de criação e produção ficariam comprometidas, e a inovação estagnada. Entretanto, por conta da grande oferta de tecnologias e o surgimento de novidades a cada dia, o profissional desta área precisa estar sempre atualizado e adaptado aos novos conhecimentos e técnicas.
Por isso, destacar-se em um mercado tão competitivo e amplo, com diversos segmentos (são cerca de 35 cursos existentes), não é tarefa fácil, principalmente para os recém-formados. Para ajudá-lo, vamos listar hoje algumas dicas para você se sobressair nesse ramo. Acompanhe:

Pratique a especialização contínua

A engenharia é o quarto curso mais procurado no Brasil segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira), perdendo apenas para administração, direito e pedagogia. São 20 mil novos profissionais no mercado a cada ano.
Por isso, para se destacar dos concorrentes, principalmente os estrangeiros, o profissional desta área deve buscar aperfeiçoamento contínuo. Ele pode vir por meio de cursos de pós-graduação ou especialização, além de idiomas (inglês fluente é essencial em várias áreas), congressos e palestras. Além de melhorar o currículo, a especialização contínua mostra que o profissional possui atitude de buscar sempre o aperfeiçoamento e não fica estagnado. Traços muito valorizados nos processos de contratação.

Cultive uma visão inovadora

Inovar depende de uma série de fatores, como investimentos, soma de tecnologias, conhecimento técnico e muito trabalho. Mas mesmo quando todos estes fatores estão presentes, nada acontece sem um profissional de visão inovadora para combiná-los. Por isto, aqueles com mentalidade de inovação saem na frente e são os preferidos do mercado. Estes profissionais apresentam boas ideias e estão dispostos a se arriscar e apostar em novos processos. Comportamento fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de empresas e dos próprios profissionais. Cultive em si o valor pela criatividade e inovação, em qualquer área que atue!

Esteja de olho nas novidades

Para se tornar um profissional inovador e voltado ao empreendedorismo, um engenheiro precisa estar sempre antenado com os assuntos em destaque, pesquisar bastante e trocar informação. É assim que se descobrem as novidades, novas tecnologias e técnicas para melhorar seu dia a dia e seu trabalho. Todo engenheiro deve buscar este comportamento!

Diversifique suas experiências

Como essa é uma área muito ampla, os conhecimentos são muito diversos e a gama de tecnologias disponíveis é enorme. Explore esta diversidade para se tornar um profissional mais versátil e completo. Mesmo que continue na mesma empresa, procure variar as suas funções e responsabilidades e até mesmo o seu cargo. Com isto, se evita a estagnação, adquirindo novas experiências e vivência profissional.
Outro ponto que facilita essa “mudanças de ares” é que muitos engenheiros, com o passar do tempo, acabam assumindo funções administrativas e se afastam dos trabalhos práticos. Mas isso depende muito dos objetivos de cada profissional e do plano de carreira oferecido por empregador.

Seja um profissional do futuro

De acordo com a Unesco, produziu um relatório com milhares de especialistas em diversas áreas -inclusive engenheiros- os profissionais do futuro devem possuir os seguintes atributos:
  • Flexibilidade;
  • Versatilidade;
  • Ser inovador e criativo;
  • Ter interesse em aprender sempre;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ser empreendedor;
  • Assumir responsabilidades;
  • Ter conhecimento em algumas línguas e culturas, por conta do mercado cada vez mais globalizado;
  • Conhecimento em disciplinas internacionais, como direito e comércio;
  • Sustentabilidade.
Cada profissional tem seus pontos fortes e fracos. O que separa os grandes profissionais do resto é a capacidade de perceber onde estão as suas deficiências e tomar ações para melhorar. Sabendo então de quais são as características mais desejadas pelo mercado, que tal fazer uma avaliação da sua atual situação e começar hoje mesmo a se tornar um profissional de destaque no mercado? Aproveite e nos conte, nos comentários, qual será o seu plano!

- Fonte: http://engenhariacotidiana.com/5-dicas-que-um-engenheiro-deve-seguir-para-se-destacar-mercado/#sthash.JwX0eNrz.dpuf

Aplicações do Matlab na engenharia

O que é o MATLAB?

O MATLAB é um "software" de alto desempenho destinado a fazer cálculos com matrizes (MATrix LABoratory), podendo funcionar como uma calculadora ou como uma linguagem de programação científica (FORTRAN, Pascal, C, etc.). Entretanto, os comandos do MATLAB são mais próximos da forma como escrevemos expressões algébricas, tornando mais simples o seu uso. Atualmente, o MATLAB é definido como um sistema interativo e uma linguagem de programação para computação técnica e científica em geral, integrando a capacidade de fazer cálculos, visualização gráfica e programação (Tonini e Couto, 1999).

 • Uso típico do MATLAB:
 - cálculos matemáticos;
 - desenvolvimento de algoritmos;
- modelagem, simulação e confecção de protótipos;
- análise, simulação e confecção de dados;
- gráficos científicos e de engenharia;
- desenvolvimento de aplicações, incluindo a elaboração de interfaces gráficas com o usuário.

Muitos cálculos em pouco tempo

Imagine que, para realizar um trabalho de engenharia, você precisa realizar diversos gráficos, apresentar os dados de estatísticas com os ajustes de curva, média, desvio padrão, etc, e que para efetuar estes cálculos, você precisaria elaborar uma série de equações e subrotinas, que demandariam muito tempo e trabalho. Nada fácil, não é verdade?
Pois com a utilização do MatLab, este problema é solucionado. Ao aplicá-lo em seus projetos, você tem a facilidade de encontrar um sistema que já possui mil funções prontas, além de inúmeras ferramentas computacionais que o auxiliam a elaborar todo o planejamento, além de realizar gráficos e simulações.
Diferentemente das outras ferramentas usuais, que utilizam as linguagens Fortran, Basic ou C, o MatLab ainda permite que você possa resolver diversos problemas numéricos e coletar seus dados em pouco tempo.
Sim, você pode processar diversas equações e sistemas numéricos com o auxílio das ferramentas e plataformas de seu programa, além de contar com a exportação desses dados para outros softwares, como o Excel.

OU SEJA:
Cada vez mais utilizado em laboratórios e centros de Engenharia, o MatLab é uma ótima ferramenta para ser dominada. Seja estudante ou profissional, as facilidades e vantagens oferecidas por ela garantem excelentes resultados em seus trabalhos, auxiliando-o em seu dia a dia.


Fonte: http://engenhariacotidiana.com/como-o-matlab-pode-ajudar-sua-empresa-ou-seu-curso-de-engenharia/#sthash.64uoyq24.dpuf